A Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) retomou, nesta sexta-feira (9), a mesa de negociações permanentes com o banco. “É fundamental mantermos esse canal para que a gente consiga tratar de problemas que afetam o trabalho cotidiano dos funcionários. Por meio deste canal a gente consegue chegar a soluções mais rápidas para estes problemas”, destacou o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB), Tomas de Aquino, ao lembrar os quatro principais pontos tratados na reunião:

  • a reestruturação das centrais de análise de crédito;
  • a avaliação de desempenho por meio do sistema Convergente;
  • a continuidade do trabalho remoto, em decorrência do prolongamento da pandemia;
  • o processo de concorrência interna de funções.

Centrais de análise de crédito

No processo de reestruturação, muitos analistas de crédito passaram a realizar análises de produtos sem ter o devido conhecimento dos mesmos. Os funcionários pediram para que o banco promova a capacitação dos analistas antes de coloca-los para fazer a análise de produtos que eles não conhecem. Pediram, também, para que o banco não considere os possíveis descumprimentos de metas sobre os produtos que eram desconhecidos.

O banco acatou a solicitação de capacitação dos funcionários e não vai considerar os impactos de possíveis descumprimentos de meta nestes casos para evitar punições e prejuízos a estes funcionários.

Sistema convergente

Com relação ao sistema convergente, além de acatar a demanda com relação aos analistas de crédito, a representação sindical dos funcionários pontuou, ainda, que a demanda dos funcionários é para que não haja avaliação pelo sistema Convergente em todo período de pandemia, como negociado em mesa de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos.

O BNB acatou em parte da demanda. Disse que a avaliação continuará sendo realizada, mas não será considerada para fins de cumprimento de metas. Disse, porém, que se reserva o direito de analisar caso a caso para evitar que haja abusos.

Continuidade do teletrabalho

Outra demanda dos funcionários atendida pelo banco é a postergação do teletrabalho durante todo o período em que os decretos da pandemia estiverem vigentes. “Isso é importante, mas é preciso que os funcionários que estão em teletrabalho se resguardem para evitar o contágio pelo novo coronavírus, mesmo estando em teletrabalho. Se o banco faz a parte dele, nós temos que fazer a nossa”, alertou o coordenador da CNFBNB.

O banco informou, ainda, que adquiriu novas máscaras cirúrgicas e as disponibilizou aos funcionários que estão cumprindo suas atividades nas agências. Disse ainda que os demais materiais de higiene e segurança, além dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), como álcool em gel e proteção de acrílico nos caixas, também já foram adquiridos e distribuídos para uso nas agências.

Disse ainda que todo o pessoal que possui alguma comorbidade terá que, obrigatoriamente, se manter afastado do trabalho nas agências e colocado para cumprir suas atividades em teletrabalho.

Concorrência interna

Os funcionários reclamaram, mais uma vez, da falta de transparência nos processos de seleção interna do banco e da necessidade de garanti-la.

O banco acolheu a demanda e vai trazer uma resposta na próxima reunião de negociações, ainda sem data marcada.

“Foi muito importante a retomada desta mesa de negociações permanentes para tratarmos de questões que afetam o dia a dia de trabalho dos funcionários, ainda mais neste momento que estamos vivendo no país e no mundo”, concluiu o representante do Sindicato dos Bancários de Pernambuco na CNFBNB, Rubens Nadiel, ao ressaltar os avanços obtidos na reunião.

 

Fonte: Contraf



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