A Campanha de Valorização da Diversidade dos Bancos, iniciada nesta segunda-feira (15), visa combater a discriminação e promover atitudes inclusivas e oportunidades igualitárias no ambiente de trabalho. Proposta pelo Comando Nacional dos Bancários, a iniciativa é realizada em parceria com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Para isso, foi criado o HotSite da Diversidade. A ferramenta, que conta com conteúdo informativo, estudos e dados, não só apresenta uma fotografia da realidade do setor bancário, mas também é uma ferramenta de formação e de mudança da cultura discriminatória, que ainda persiste no sistema financeiro e na sociedade brasileira. 

Segundo Rosalina Amorim, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, “É preciso informar não só a categoria, mas toda a sociedade sobre a importância da diversidade. Num mundo com mais de 7 bilhões de habitantes, a diversidade traz muitas oportunidades, porém o obstáculo da desigualdade as tornam difíceis de serem conquistadas”, afirmou.

De acordo com a página da campanha, as pessoas negras são a maioria da população, porém, apenas 5% estão no quadro executivo das 500 maiores empresas. A pesquisa mostra ainda que o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCD), e que, mesmo com a Lei de Cotas, menos de 1% do total de empregos formais do Brasil são ocupados por PCD’s. 

 

A Campanha também tem como objetivo sensibilizar e incentivar as pessoas a se tornarem Agentes da Diversidade em todos os ambientes da sociedade. Desta forma, cada agência bancária terá um representante responsável por promover os debates sobre diversidade. 

“Valorizar a diversidade é respeitar todos como são. Só assim conseguiremos driblar as dificuldades do preconceito e da exclusão. É preciso que todos tomem consciência da importância de lutar para combater a discriminação. Cada um pode fazer a sua parte sendo um agente da diversidade onde estiver”, incentivou Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT.

A campanha acontece até outubro, após a aplicação de questionários à categoria do 3º Censo da Diversidade. A previsão é a de que os resultados sejam tabulados e analisados de novembro a janeiro e a divulgação seja feita em fevereiro de 2020. O cronograma foi definido pelo Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, durante a mesa permanente de igualdade e oportunidades, do dia 10 de abril deste ano, em São Paulo.



Fonte Contraf-CUT tags:» diversidade campanha






Compartilhe :